sábado, 3 de março de 2012

Máquina de lavar roupa ou lavadora é uma máquina projetada para limpeza de roupas. Geralmente o termo é empregado para equipamentos que usam água como meio principal delimpeza. Consiste basicamente num recipiente que se enche de água e no qual um sistema mecânico agita as peças de roupa a serem lavadas.

História

Várias tentativas de se conseguir uma máquina de lavar roupas eficiente, a partir da revolução industrial , foram bem documentadas, como um pedido de patente protocolado em 1691 , um anúncio, em janeiro de 1752  na Gentlemen's Magazine, e outro pedido de patente de uma máquina rotativa em 1782 , todas na Inglaterra.
Somente com a invenção e popularização do motor elétrico, no começo do século 20 , é que se conseguiu uma lavadora que funcionasse mais eficientemente, atribuindo-se a produção em grande escala a partir de 1906 , pela primeira vez, ao norte-americano Alva J. Fisher , que detinha a patente embora não se possa afirmar que seja ele o real inventor.

Máquinas modernas

As máquinas contemporâneas são fabricadas em dois modelos basicos, com abertura frontal ou abertura superior. As com abertura superior, mais populares nos Estados UnidosAustráliaBrasil e parte da Europa, recebem a roupa em um cilindro montado verticalmente, com um agitador central e tem a tampa por cima. As máquinas com abertura frontal, mais populares na Europa e no Oriente Médio, possuem um cilindro montado horizontalmente, sem agitador central, mas com a porta estanque e com visor de vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário